
Gang 90 & Absurdettes foi, sem dúvida, a grande banda da new wave brasileira. Sua música pop marcou a geração que, nos anos 80, frequentava bailes e festas, dançando, cantando, namorando, sendo tão feliz quanto os estadunidenses, que tinham a grande banda da new wave mundial, The B-52's.
A banda, formada no início da década de 80, ganhou status no festival MPB-Shell, em 1981, da Rede Globo, com a canção "Convite Ao Prazer". No mesmo ano, foi lançado um compacto com as músicas "Perdidos Na Selva" e "Lilik Lamê".
Em 1983, a banda lança seu primeiro álbum de estúdio, Essa Tal De Gang 90 & Absurdettes. Uma de suas canções, "Nosso Louco Amor", foi tema da novela global Nosso Amor, de Gilberto Braga, o que foi determinate para a manutenção do status adquirido dois anos antes. Ainda nesse ano, participaram do programa Plunct Plact Zum, na mesma emissora, com a música "Será Que O King Kong É Macaca?"
1984 foi um ano triste para a Gang 90 & Absurdettes. Júlio Barroso, principal compositor e fundador da banda, faleceu após cair da janela de um apartamento em São Paulo. Porém, esse choque não pôs um fim na história do grupo que, graças à tecladista Taciana Barros, foi reformulado e ainda lançou outros dois álbuns, Rosas e Tigres, em 1985, e Pedra 90, em 1987.
Alguns dos músicos que integraram a Gang 90 & Absurdettes:
Alex Podre;
Alice Pink Pank;
Beto Firmino;
Curt;
Gigante Brasyl;
Gilvan Gomes;
Guilherme Arantes;
Herman Torres;
Júlio Barroso;
Lee Marcucci;
Lonita Renaux;
Luiz Paulo Simas;
Luíza Maria;
May East;
Otávio Fialho;
Paulo Le Petit;
Taciana Barros;
Wanderley Taffo.
Indicação para leitura complementar: "Brock – A história do rock brasileiro dos anos 80".
In memoriam Júlio Barroso
Olá! Estou fazendo um trabalho sobre a Gang 90 e tenho uma dúvida: a música que o grupo tocou no MPB Shell 1981 foi "Perdidos na selva" ou "Convite ao prazer"? Encontrei as duas informações na internet.
ResponderEliminarAgradeço desde já a ajuda!
Abraços,
Maria Cristina