Décadas De Som

Décadas De Som é um blogue que visa recordar as grandes bandas do passado que não tiveram
o espaço que mereciam na mídia, ou que já o perderam, e falar das novas que são competentes
para serem grandes, mas que por alguma razão ainda não o são.

domingo, 25 de julho de 2010

Bulimia



Banda feminina/feminista que balançou a cena candanga com um punk rock simples, gritado e agressivo. Algumas músicas simbolizaram tão bem o inconformismo das garotas em relação ao machismo dentro do punk rock que se transformaram em hinos, cantados em coros por homens e mulheres nos shows, como em “Punk Rock”. O disco capta uma versão mais sonora da energia dos shows em 15 das 16 músicas feitas pela banda durante sua curta existência, entre 1998 e 2001.

Foi em meados de 1998 que Bianca e Berila se encontraram e tiveram uma conversa que revelou o desejo em comum de ter uma banda só de garotas. Ambas já tinham alguma experiência com bandas, inclusive só de garotas, mas estavam sem tocar na época. Juntas formavam uma boa estrutura, com Berila na bateria e Bianca na guitarra, mas sabiam que seria um desafio encontrar garotas dispostas a tocar punk rock e enfrentar o antiquado, porém inevitável, preconceito à emancipação feminina. Apesar disso, estavam dispostas a tentar.
Pensando em quem aceitaria tal missão, Bianca chamou a amiga Silvia, que estava aprendendo as primeiras notas no baixo. Faltava apenas uma pessoa para completar o quarteto, e Iéri, amiga de Bianca, surgiu como a opção definitiva. Pronto! Estava formada a banda.
Bulimia foi o nome escolhido para a banda. O nome de uma doença que atinge tantas mulheres, obcecadas por um padrão de beleza ditado pela mídia, não podia ser melhor para uma banda, que luta justamente contra a cultura machista e patriarcal de nossa sociedade, que trata as mulheres como simples objeto, que deve seguir um padrão estereotipado de beleza para serem aceitas. Foi com essa idéia que Bianca escreveu o que mais tarde acabaria virando o hino da banda, uma música sobre mulheres que deixam de fazer o que querem por achar que é coisa de homem, a já clássica "Punk Rock".
Com tudo pronto, o CD é enviado para a fábrica com a promessa de ser entregue em 10/02/2001. Para a tristeza de todos os envolvidos com a produção do CD, assim como com a banda, chega a notícia de um sério acidente, envolvendo Berila e seu namorado, Bill. Após três dias desaparecidos, seus corpos foram encontrados numa cachoeira do Vale da Lua (Chapada dos Veadeiros). A notícia do afogamento do casal gerou muita tristeza, afinal, a banda perdeu não só uma amiga, mas a integrante que, junto a Bianca, fez a banda. Não havia muito sentido em continuar.

Discografia:

Se Julgar Incapaz Foi O Pior Erro Que Cometeu



01 Punk Rock
02 Lute Pela Sua Vida
03 Chegou A Hora
04 Nosso Corpo Não Nos Pertence
05 Orgulho Do Brasil
06 Publicidade
07 Homenagem
08 União
09 Liberte-se!
10 Negligência Social
11 Sofrimento
12 Tempo Livre
13 O Que Estão Tentando Provar?
14 Bumerangue
15 Rebeldia Premeditada
Image and video hosting by TinyPic

Fonte:
Image and video hosting by TinyPic

In memoriam Berila

1 comentário: