Décadas De Som

Décadas De Som é um blogue que visa recordar as grandes bandas do passado que não tiveram
o espaço que mereciam na mídia, ou que já o perderam, e falar das novas que são competentes
para serem grandes, mas que por alguma razão ainda não o são.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Uns e Outros



Formada em 1983, a banda Uns e Outros teve em sua primeira formação:

Marcelo Hayena - vocal;
N. Nunes - guitarra;
Cal - contrabaixo;
J. Nunes - bateria.

Anos compondo e ensaiando valeram a pena quando, em 1986, a banda inscreve a canção "Dois Gumes" no Festival Banda Contrabanda, conquistando o segundo lugar. Tal posição lhe rendeu o direito de participar da coletânea com as 12 melhores canções do concurso.

As rádios começaram a tocar essa música, mostrando quem eram Uns e Outros para o público, que recebeu muito bem o som da banda.

Tal publicidade rendeu à banda o convite da Polygram para gravarem seu primeiro disco. Entitulado "Nós Normais", foi lançado em 1987, tendo conseguido que "Dois Gumes" tocasse novamente nas rádios. Apenas um ano depois, o contrato da banda com a gravadora foi rescindido.

Nesse mesmo ano assinaram contrato com a Sony. A formação que gravou o segundo disco, entre outubro e novembro, foi outra:

Marcelo Hayena - vocal;
N. Nunes - guitarra;
Cal - contrabaixo;
Ronaldo Pereira - bateria.

Lançado apenas em maio de 1989, o disco "Uns & Outros" repetiu o sucesso do primeiro, e provou que Uns e Outros não era uma "banda de um hit só", pois colocou com êxito nas rádios as canções "Dias Vermelhos", "Máquina Mortífera", "Lágrimas Entre Máscaras" e "Carta Aos Missionários", que conquistou e manteve-se em primeiro lugar nas paradas de sucesso, sendo considerada a melhor canção do grupo.

Com cerca de 120 shows no ano de 1990, Uns e Outros foram eleitos, pela Rvista Bizz, como a banda revelação do ano.

"A Terceira Onda", terceiro disco da banda, lançado neste mesmo ano, não repetiu o sucesso de seus predecessores, porém consegui colocar várias músicas nas paradas, dentre elas "Canção Em Volta do Fogo", "Anjo Negro", "Notícias do Leste" e "A Pena Implacável".

Estava no planejamento da banda e da gravadora realizar, em 1992, a gravação do quarto disco em Los Angeles, nos EUA, porém mudanças na diretoria da Sony abortaram essa ideia, levando a banda a rescindir contrato.

Gravaram então o disco como banda independente, mas nunca o lançaram. Com a finalização do disco, anunciou em 1993 sua saída da banda o baterista Ronaldo Pereira. Três anos depois, o baixista Cal informa que está fora da banda. Marcelo Hayena e N. Nunes começaram a compor novas músicas nesse período, com o propósito de reestruturarem a banda e conseguirem um novo contrato. No final deste ano, a formação era:

Marcelo Hayena - vocal;
N. Nunes - guitarra;
André Mainieri - guitarra;
China - contrabaixo;
Zarmo -bateria.

Tendo sido influenciados pelo punk rock, pós-punk e new wave, gravaram em 1998 "Pra Nunca Mais Partir", uma versão em português de "Love Vigilants" da New Order.

Apadrinhados pelo Biquini Cavadão, esta música foi levada à rádio 98 FM de Belo Horizonte, atingindo em apenas quatro dias o primeiro lugar das faixas mais executadas.

Junto de seus padrinhos, Marcelo Hayena cantou para cerca de 80.000 pessoas, e para surpresa sua e de todos os envolvidos coma banda, praticamente todas as pessoas cantaram junto.

Em 2002 o disco "Tão Longe do Fim" é lançado. Tem ao todo treze faixas, sendo que quatro são versões acústicas para sucessos eleitos pelos fãs no site da banda.

Em 2006 lançaram o CD “Canções de Amor e Morte”, com doze músicas:



01 Um Dia da Cada Vez
02 Eu Matei o Amor
03 Depois do Temporal
04 Por Um Fio
05 Dia Brando
06 No Seu Lugar
07 Tão Longe do Fim
08 O Céu e O Inferno
09 O Que Me Faz Mal
10 Você Pode Ser Feliz
11 O Homem Invisível
12 Pra Cada Amor Um Adeus
Image and video hosting by TinyPic

1 comentário:

  1. Uma de minhas bandas favoritas da inesquecível década de ouro do Rock nacional E pensar que essa época dificilmente se repetirá....
    Anos 80...Muitas saudades de minha adolescência...

    ResponderEliminar