Décadas De Som

Décadas De Som é um blogue que visa recordar as grandes bandas do passado que não tiveram
o espaço que mereciam na mídia, ou que já o perderam, e falar das novas que são competentes
para serem grandes, mas que por alguma razão ainda não o são.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Varsóvia



Varsóvia é uma banda pós-punk andreense da década de oitenta. A ideia de montar uma banda surgiu quando Fábio presenciou uma conversa sobre música do Ivan com um outro rapaz. Fábio se mostrou interessado em montar uma banda, e disse que tinha vontade de ser o vocalista. A reação de Ivan foi a melhor possível, apresentando-lhe Hamilton, que tocava guitarra, que em seguida aprresentou Betão, baterista do Ulster, e Nelson, que era baixista. Posteriormente, apareceram Célio, também guitarrista, e Roberto Carlos, tecladista. Juntos começaram a tocar algumas músicas, só para se conhecerem melhor e ver qual poderia ser o resultado de uma possível oficialização da banda. Isso tudo aconteceu no ano de 1984.

No ano seguinte, tendo já produzido algumas músicas, resolveram gravá-las em um estúdio. Cinco canções foram gravadas, dentre elas "Ian", um dos hits da banda. Mesmo assim o resultado não foi o desejado, e depois de muito trabalho, composições e ensaios, retornaram ao estúdio, em outubro, onde gravaram a demo-tape com duas músicas principais: "Noites" e "No Front". A formação que gravou foi:

Fábio Gasparini - vocal;
Célio Yamamura - guitarra, teclado;
Betão - bateria;
Nelson - baixo.

O resultado da gravação da demo-tape foi satisfatória, tanto que a banda resolveu divulgá-lo. Em Santo André haviam duas rádios que trabalhavam também com demo-tapes: a 89 FM e a FM 97. Amabas as rádios aceitaram ouvir a fita, e no período probatório dela, que aconteceu no final de 1985 e início de 1986, os integrantes da Varsóvia estiveram de férias. Em fevereiro a canção "Noites" já estava sendo executada com boa frequência na 89 FM, mantendo-se por quase um ano no ar.

O que veio a seguir foi natural. A banda começou a fazer shows, tanto para mostar quem tocava "Noites" quanto para divulgar outras músicas e a si mesmo. Oficilamente o primeiro show da banda foi em 08 de dezembro de 1985, no Tênis Clube de Santo André, mas a alegria de se fazer o primeiro show não foi tão intensa quanto desejava a banda. Nelson, o baixista, saiu da banda. Sem poder perder o show, resolveram procurar um novo baixista, e encontraram: Luizão, guitarrista do Ulster, aceitou tocar baixo exclusivamente para esse show. Durante quase um mês ensaiaram, e quando o grande dia chegou, mesmo com o nervosismo natural de não ser conhecido e nunca antes terem estado em um palco, o show aconteceu de maneira satisfatória. Tempos depois retornam ao Tênis Clube para novos shows, e encontraram-no quase totalmente lotado, com cerca de 900 pessoas.

Com a saída de Luizão, quem assumiu o contrabaixo foi Hamilton. Em 1986 a Varsóvia se apresentou diversas vezes em diversos lugares, dentre eles Rose Bom-Bom, Madame Satã, SESC Pompeia, Centro Cultural de São Paulo, Tênis Clube de Santo André, Ácido Plástico e algumas outras.

Próximo de ou em abril, Betão foi contatado pela equipe do Ataque Frontal, uma gravadora independente de São Paulo. Acertaram então a gravação de um disco. Ao todo, 10 faixas foram gravadas, e um encarte com letras foi preparado. O responsável pela idealização do encarte foi João Batista, porém ocorreu uma crise no setor de papel, que atrasou em cerca de seis meses o lançamento do LP. Apena em 1987 ele chegou às mãos da gravadora. Para a alegria da banda e da gravadora, rapidamente as primeiras 1000 cópias foram vendidas, sendo que as lojas Bossa Nova e Wop Bop Discos, ambas do centro de São Paulo, venderam quase a metade dessa tiragem.

Pouco tempo depois, Hamilton anuncia seu desligamento da banda. Em seguida é a vez de Fábio sair, porém por apenas três meses não foi o vocalista da Varsóvia. Assim que retorna, Alexandre Tadini era oficialmente o novo baixista, sendo considerada essa a melhor formação:

Fábio Gasparini - vocal;
Célio Yamamura - guitarra, teclado;
Betão - bateria;
Alexandre Tadini - baixo.

Conseguiram se apresentar, ainda em 1987, em alguns programas de televisão. Apareceram na TV Gazeta; no programa "Realce", do "Capivara" e na "Boca Livre", da TV Cultura, em todos com Alexandre Tadini como baixista. Apresentaram na "Boca Livre" uma música nova: "Sonho". No final desse mesmo ano rescindiram o contrato com a gravadora Ataque Frontal.

Nos dois anos seguintes, além de composições, esnaios e shows, a banda entrou em estúdio para a gravação das músicas "Sonho" e "Claridade e Luz". Outras três faixas foram aprontadas no estúdio: "A Onda", "Uma Nova Fase" e "Dias de Dúvida". O resultado agradou a banda, e outras quatro músicas forma produzidas, porém não finalizadas.

Publicação baseada em um texto de Fábio Gasparini.

12 canções da Varsóvia disponíveis para download:

Viagens
Claridade e Luz
Noites
Ian
Warsaw
Ian (Ao Vivo)
Sexto Andar 1
Sexto Andar 2
Topology of The World
Topology of The World Part 2
Noites
Iguais
Image and video hosting by TinyPic

4 comentários:

  1. Infelizmente essa banda realmente não teve o destaque merecido. Estou ouvindo o LP nesse instante! Músicas de uma sonoridade incrível. Estilo Pop/Gótico britânico, fonte de onde grandes bandas nacionais também beberam... Viva Varsóvia!!

    ResponderEliminar
  2. Meu amigo teria como vc reativar o link? Desde já, grato.

    ResponderEliminar
  3. A página está morta. Não há links fubcionando

    ResponderEliminar